sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Documentário recomendado - "Criança – A alma do negócio"

Assisti o documentário e fiquei impressionada. Já sabia dessa onda do consumismo que está sendo como uma avalanche em cima de seres humanos que cada vez vem sendo mais valorizados como consumidores do que como "gente". Mas ver como isso interfere na educação e na vida social das crianças de hoje me deixou um pouco chocada.
Uma criança preferir fazer compras do que brincar. Uma criança ser inserida na sociedade com padrões exorbitantes, onde quem tem o melhor celular ou o melhor tênis é o melhor, está em vantagem, é o mais "legal", entre outras coisas. Isso é de doer os olhos e ouvidos.

Quero gritar, pois tenho filhos, e vejo que na escola, que é publica, as mochilas são simbolo de status entre as crianças. Meu Deus, precisamos dar um basta nisso, mas sei que isso envolve várias questões, e para se obter uma resposta, precisaremos de muitos anos de luta. Pois não basta tirar o celular do seu filho, e coloca-lo em meio a outras crianças que vão diminuí-lo, ele irá sofrer.
Precisamos levar esse assunto para dentro das salas de aula, para dentro de casa e espalhar e fortalecer esse combate.

Alguns pais sem perceber enraízam ainda mais essa ideia na cabeça dos filhos, alguns até plantam essas sementes dentro das mentes das crianças.

consumo-infantil1

O documentário Criança – A alma do negócio, reflete sobre estas questões de consumo sem sentido e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.
O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes e ainda tem aquelas que acham que o leite vem da caixa de leite e não de um mamífero.
fonte:https://projetocordabamba.wordpress.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário